Todo o talento e carisma de Stevie Wonder

Twitter
Compartilhe:

Pense num cantor querido por todos. Não importa a idade: o mundo é fã de Stevland Hardaway Judkins. Mais conhecido como Stevie Wonder, o rei do R&B conquistou o mundo com sua voz e talento. Por conta de seu parto prematuro, Stevie veio ao mundo sem enxergar e talvez por isso tenha desenvolvido tão bem os outros sentidos – como a fala e a audição, por exemplo. Quase todas as canções gravadas por ele estampam sua marca de otimismo, esperança e alegria, mesmo quando aborda questões raciais, sociais e até mesmo espirituais em suas músicas, ou compunha temas românticos e de desilusões amorosas.

Assim como seu ídolo, Ray Charles, Wonder tem um apetite voraz por diferentes tipos de música e se recusa a utilizar um só estilo para definir o seu. Suas melhores composições são um misto de soul, funk, rock, pop, jazz, reggae e (ufa!) elementos africanos. Sim, tudo isso em apenas uma canção! O dom para a música veio desde pequeno: aos quatro anos, Wonder entrou para o coral da igreja e, a partir daí, se tornou um prodígio dominando piano, bateria e gaita com apenas nove anos de idade. Em 1962, com apenas 12 anos, lançou seus primeiros dois álbuns.

Quase 10 anos depois, em 71, Stevie lança o álbum Where I’m Coming From, seu primeiro trabalho totalmente produzido autonomamente, sendo inclusive a primeira vez que foi autor ou co-autor de todas as músicas do LP. Mas foi apenas na década de 80 que Stevie começa a colher frutos de seu período clássico. Além do aumento na venda de álbuns, as participações em ações de caridade, colaborações com grandes artistas, impacto político e aparições na TV cresceram consideravelmente.

steviewonder1

Um de seus maiores hits, I Just Called to Say I Love You, alcançou o primeiro lugar nas paradas pop e R&B tanto nos EUA como no Reino Unido, em 1984, e ficou em 13º lugar dos singles mais vendidos na lista publicada em 2002 no Reino Unido. A canção foi inspirada em sua filha, Aisha Morris, que também é cantora e acompanha o pai em turnês e gravações. Além dela, Wonder tem mais seis filhos de vários relacionamentos e foi casado duas vezes: em 1970, com a cantora Syreeta Wright, da qual se divorciou em 1972 e, em 2011, trocou alianças com a designer de moda Kai Milla Morris, com quem rompeu em dezembro de 2012.

Na sua última vinda ao Brasil, às vésperas da festa de Ano Novo no Rio de Janeiro, o cantor reuniu 500 mil pessoas na Praia de Copacabana em um show de quase quatro horas, junto a Gilberto Gil. Ele mostrou que tem muito gás: aos 63 anos, Stevie Wonder ainda tem muito o que mostrar pro mundo!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>