Parque suspenso é sensação em Nova York

Twitter
Compartilhe:

No cantinho Oeste da ilha de Nova York, uma ex-ferrovia suspensa e abandonada foi transformada em um parque que hoje é um dos pontos turísticos mais charmosos da cidade, o High Line Park.

Localizado no Meatpacking District, o parque tem apenas 2,3 km de extensão, mas é puro deslumbramento, com seu corredor de flores, muito verde e pontos onde é possível sentar numa pequena arquibancada de madeira para observar a cidade e ver os carros passando freneticamente.

Mas essa calmaria da High Line já foi incômodo para a cidade. A antiga ferrovia, que funcionou entre 1930 e 1980 fazendo a distribução de mercadorias para os armazéns da região, entrou em desuso e quase foi ao chão. A destruição foi evitada pelos próprios novaiorquinos que vislubravam o potencial do corredor de ferro.

Highline

Em 2002, a prefeitura aprovou a ideia da associação Friends of the High Line (Amigos da High Line) disponibilizando 152 milhões de dólares para o projeto que já havia arrecadado 44 milhões de dólares por meio de doações. Em 2004, foi lançado um concurso para as ideias saírem do papel e a iniciativa conquistou o mundo: foram inscritos 720 projetos de 36 países. Dá uma olhadinha: http://www.thehighline.org/competition/

O interessante é que mesmo as marcas do abandono foram mantidas no local. As plantas que cresceram durante o período que a antiga ferrovia estava abandonada ainda estão por lá e hoje fazem parte do novo projeto paisagístico.

Inaugurado em dois momentos, parte em 2009 e outra em 2011, o parque se tornou inspiração para muitas cidades do mundo de uma forma fantástica de transformar o espaço urbano, reaproveitando o que ele já tem. Hoje, quem mora nos prédios vizinhos e colados na High Line são privilegiados, é como ter a vista para o mar.

Para os visitantes, não é só de caminhada e fotos que se dá o encantamento. A vida pulsa em cada centímetro do corredor verde com piqueniques, passeios históricos, palestras, ações para preservação da natureza. O High Line Park ContemOH!

18 thoughts on “Parque suspenso é sensação em Nova York

  1. Conheço e para mim não é la essa coca-cola toda. Tem muito turista, como em qualquer ponto de manhattan. Se não tiver muito tempo em NY não perca seu tempo com a High Line

    • Tipica resposta arrogante da classe-média brasileira “que se acha”.
      Eu também conheço, é mesmo uma obra de recuperação.
      “Turistas” são sinais de avanço e de que o lugar é realmente bom, exerce atração e oferece segurança.
      Compare o numero de turistas em Paris e o numero de turistas em S.Paulo.

  2. Tive oportunidade de conhecer esse lugar em 2012. Ao contrário do que o Emanoel diz, o lugar uma ótima opção para descansar um pouco, e perceber como a revitalização pode mudar completamente uma área degradada. Sim, tem bastantes turistas, mas me diga em que lugar de Manhattan não há turistas? Essa cidade é fascinante!

  3. sou turista pelo mundo afora
    moro e gosto do meu país, e muito
    adorei estar no Hig Line, boas idéias sāo muito bem vindas
    e quem faz a política somos nós, os políticos, ou seja toda a gente

  4. Angela, deixa de ser maldosa, aqui no Brasil nas velhas ferrovias só tem barracos em volta.coisas de primeiro mudo só nos EUA.e SE ALGUM ÊNIO QUISER CRIAR ESSA MARAVILHA EM ALGUMA FERROVIA ABANDONADA, TEM QUE TOMAR CUIDADO, POR QUE É SÓ LIMPAR O LOCAL E LOGO ENCHE DE FAVELA EM VOLTA.É DO DIA PARA A NOITE A COISA ACONTECE E VAI TIRAR DEPOIS LEVA CHUMBO GROSSO.NOSSA CIDADE É FEIA SUJA, VAMOS PASSAR VERGONHA NA COPA.SÃO PAULO PARECE MUITO COM NY COM GRANDE DIFERENÇA, LÁ A CIDADE É LINDA!!!!!!!!!!!!!!, AQUI NEM CALÇADA TEM PARA OS VISITANTES ANDAREM SEM QUEBRAR O PÉ.RESSALVA: SÃO PAULO E NY SÃO PARECIDAS EM SUA ESTRUTURA, LÁ PARECE MAGIA TUDO É ENCANTADOR AQUI DEIXA A DESEJAR.

  5. Em uma manhã de domingo, em março do ano passado, fiz, com minha família (esposa, filha, genro, neta, sobrinho e sobrinha), um agradável passeio pelo Hig Line. Terminamos o passeio no Market Chelsea. Foi muito legal!!!!!!
    Bem que no Brasil poderia ter um local como esse!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>