Oprah Winfrey: a tradução do sonho americano

Twitter
Compartilhe:

A apresentadora, crítica de livros, atriz e produtora Oprah Winfrey simboliza o que muitos gostariam de ser – e onde muitos sonhariam chegar. Vinda de uma família pobre, sofreu abusos sexuais em sua infância e teve de batalhar, e muito, para chegar onde está hoje. Além de uma bem sucedida bilionária, foi eleita, este ano, a celebridade mais influente do mundo pela revista Forbes.

Oprah3

Nascida em 29 de janeiro de 1954, na cidade de Kosciusko, no Mississipi, EUA, Oprah Gail Winfrey foi criada até os seis anos pela avó materna. Depois dos seis anos, Oprah foi morar na casa onde sua mãe trabalhava, onde sofreu abusos sexuais dos patrões até os 13 anos. Aos 14, resolveu dar um basta no inferno, saindo de casa. Mesmo assim, teve uma adolescência conturbada e acabou engravidando, porém seu filho morreu após complicações no parto e Oprah decidiu que não engravidaria nunca mais.

Após o “baque”, a apresentadora resolveu se focar nos estudos e no futuro. Foi morar com seu pai em Nashville, no Tenesse, onde ganhou um concurso de locução em uma rádio local e uma bolsa de estudos na Universidade do Tenesse, onde estudou Comunicação Televisiva. Mais tarde, se tornaria a primeira negra a ocupar um cargo de âncora em um jornal do Tenesse.Oprah_Winfrey_as_child

Em 1983, foi para Chicago a convite de uma emissora para liderar um talk show matinal, o AM Chicago, que, em poucos meses, superou todos os concorrentes no horário. Dois anos mais tarde, realizaria o sonho de ter um programa com seu nome, o The Oprah Winfrey Show, e conquistaria o público dos cinemas com sua incrível atuação em A Cor Púrpura, filme dirigido por Steven Spielberg que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e um Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante.

Cor purpuraScreen-Shot-2013-04-09-at-23.53.27

Um ano depois, Oprah fundou sua própria produtora e adquiriu os direitos do The Oprah Winfrey Show. A apresentadora foi a primeira mulher na história a produzir o próprio talkshow – a oportunidade que faltava para decidir o conceito de seu programa do jeito que quisesse.

Um dos programas de maior audiência na TV americana, o talkshow teve seu ápice quando Oprah conseguiu uma rara entrevista com Michael Jackson – o quarto maior evento visto no mundo! -, entre outras entrevistas com algumas celebridades polêmicas e influentes no mundo inteiro.

Oprah

No ar durante 20 anos, o talk show teve seu final em 2011, quando Oprah passou a se dedicar ao seu próprio canal de TV, o Oprah Winfrey Network.

Além de bem sucedida profissionalmente, Oprah também é uma das maiores filantropas do mundo, responsável pelo programa Oprah’s Angel Network,  que incentiva pessoas a ajudarem os mais necessitados, e o Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls, uma instituição de caridade para meninas sul-africanas.

Oprah e Obama

Por tudo isso, é impossível não admirar essa grande show woman e todos os seus feitos. E impossível não se inspirar em sua história de vida.

Não é à toa que Oprah é a celebridade mais influente do mundo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>