GiraDora, a máquina de lavar movida a pedaladas

Twitter
Compartilhe:

Invenções criativas sempre chamam a atenção, especialmente quando sua ideia surge por uma boa causa. Esse é o caso da GiraDora, uma maquina de lavar movida a pedaladas e totalmente sustentável – não há necessidade de eletricidade -, criada a partir das dificuldades observadas em uma comunidade.

Ao passarem duas semanas em Cerro Verde, uma favela próxima à Lima, Peru, os estudantes americanos de design, Alex Cabunoc e Ji A You, conviveram com obstáculos e necessidades da comunidade, como, por exemplo, lavar roupa. Esta simples tarefa era uma verdadeira tormenta para as mulheres, que tinham de subir e descer o morro, atoladas de baldes, tendo de fazer longas caminhadas para conseguir água. Elas podiam levar mais de uma hora nesta função.

Giradora1

Foi observando essa dificuldade toda que os estudantes tiveram a ideia da GiraDora. O mecanismo é simples: funciona como uma centrifuga de saladas, girando quando um pedal é acionado. Basta colocar água e sabão, e pedalar.

Com um simples sistema de escoamento, a invenção permite economizar água – são 68 litros poupados por semana! –  e seu design possibilita que a pessoa trabalhe sentada, o que alivia as dores já conhecidas no velho “esfrega e torce”.

giradora2

A engenhoca custa U$ 40,00. Já testada no Peru, há planos para que seja introduzida em outras partes da América Latina e Índia.

Ela pode não resolver os problemas encontrados nas comunidades mais pobres, mas pode melhorar e facilitar um pouco a vida de seus habitantes, não é mesmo?

One thought on “GiraDora, a máquina de lavar movida a pedaladas

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>